A terapia de casal é uma das linhas da psicoterapia que trabalha com o objetivo de ajudar as pessoas a resolverem os mais diferentes conflitos que estejam impedindo o desenvolvimento saudável da relação. Por meio das sessões, busca-se o entendimento da origem dos problemas e os meios de resolve-los.
Tudo isso com o intuito de melhorar a qualidade de vida e da relação do casal que, com o passar do tempo, pode acabar se desgastando por diferentes motivos. Além disso, as sessões de terapia proporcionam um ambiente mais propicio ao entendimento, sem travas e os efeitos de fortes emoções que o dia a dia das pessoas está sujeito.
Quando a Terapia de Casal é indicada?
A maioria dos casais enfrente conflitos, porém, as características e o contexto de cada um dos indivíduos podem fazer com que alguns dilemas sejam mais difíceis de serem resolvidos. Quando um problema começa a afetar a saúde dos membros é hora de procurar ajuda de um profissional capacitado.

Alguns exemplos de campos que a terapia de casal pode ajudar:
Crises conjugais;
Problemas com familiares;
Desacordo na criação dos filhos;
Perda de um filho;
Desentendimentos;
Dificuldade de comunicação;
Doenças no casal ou com algum familiar;
Violência física e/ou psicológica;
Mágoas;
Visões e perspectivas de futuro conflitantes;
Abuso de substâncias;
Conflitos com relacionamentos anteriores;
Dificuldades de conciliação;
Sexualidade;
Alcoolismo;
Desemprego, falência ou dificuldades financeiras diversas.

Como funciona a Terapia de Casal?
Há diversas técnicas e ferramentas que o psicólogo poderá utilizar em prol do casal. Tudo dependerá do entendimento das peculiaridades de cada caso, assim como de todo o contexto social e psicológico dos mesmos. De forma geral, o especialista servirá como um mediador do conflito, estimulando o diálogo saudável e a comunicação mais eficaz, sem tomar partido nas discussões.
As sessões terão duração e frequência acertada entre o psicólogo e o casal e, durante as conversas, o profissional facilitará a conversa para que exista um entendimento amplo dos problemas do casal. O terapeuta estimulará o diálogo, por meio de perguntas, abordagens e ajuda para que as pessoas tenham uma visão mais clara e focada na resolução dos conflitos. Em casos específicos, a terapia individual pode ser indicada.