Tratamentos

Psicanálise

A Psicanálise busca compreender a origem de traumas, desejos, conflitos e questões pouco elaboradas, a fim de buscar a forma como essas ocorrências influenciam no bem estar e trazer alívio para tais desconfortos emocionais.

A abordagem psicanalítica procura tratar desordens psíquicas com base no inconsciente através da análise do mente e do comportamento humano.

Origem da Psicanálise
A Psicanálise surgiu por volta do século XIX, criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud., que estudou por anos pacientes com sintomas emocionais dos mais variados.

Ao abordar seus pacientes, ele constatou que grande parte das queixas e manifestações de sintomas eram decorrentes de conflitos ou desejos reprimidos que se exteriorizavam por meio de sintomas físicos e comportamentais.

Psicanálise - Clínica Ser

Fundamentos da Psicanálise
De acordo com a Psicanálise, os processos psíquicos são, em grande maioria, inconscientes. E a consciência humana é, apenas, uma fração da vida psíquica que é formada desde a infância.
Portanto, a psicanálise freudiana compreende as grandes manifestações da psique humana como um conflitos conscientes e inconscientes.

Psicanálise - Clínica Ser

Desse conflito surgem os sonhos e atos falhos, caracterizados como manifestações de desejos reprimidos.

Além disso, para compreender melhor o funcionamento da mente humana, a linha freudiana entende a personalidade como um fruto de três elementos: Ego, Superego e Id. Nessa linha, a maioria dos problemas psíquicos se originam de desordens entre esses três agentes. 

O id seria a parte mais profunda da psique, na qual todos os impulsos mais selvagens e primitivos são depositados. Já o superego é a autoconsciência moral, responsável por assimilar ordens e proibições, uma espécie de juiz, dizendo o que pode e o que não pode. No meio desses dois extremos, está o ego, que seria responsável por controlar os desejos do Id com base nas “leis” do superego.

Como funciona a psicanálise
A psicanálise trabalha com a livre associação de ideias, interpretação de sonhos e análise de atos falhos.

Enquanto ouve o que o paciente tem a contar, o especialista ajuda a compreender como o inconsciente está produzindo distúrbios para que o indivíduo consiga se libertar dos mesmos.
A psicanálise é livre de qualquer tipo de julgamento e o psicanalista tem um papel de neutralidade diante dos fatos expostos pelo paciente.

Com o tempo, as sessões vão servindo para que a pessoa tenha maior conhecimento sobre si e sobre como os fatos de sua vida foram interpretados pelo inconsciente dela.

O papel da psicanálise é fornecer meios da pessoa interpretar e acolher os fenômenos da psique que estão causando desconfortos e, dessa maneira, encontrar a resolução dos mesmos.

Psicanálise - Clínica Ser

Quer saber mais?

Comece a cuidar de si mesmo com o auxílio dos tratamentos oferecidos na Clínica Ser.