Blog

Dependência química tem cura?

A dependência química apresenta números alarmantes no Brasil. Um levantamento realizado pela Unesp revelou que oito milhões de brasileiros são dependentes de maconha, álcool ou cocaína.

Além dos usuários, a dependência química também afeta o convívio familiar. O mesmo estudo mostrou que 28 milhões de brasileiros têm um dependente químico na família.

Para que você entenda melhor os impactos dessa doença, escrevemos este artigo. Boa leitura!

Afinal, o que é um dependente químico?

A dependência química é uma doença que age no sistema nervoso. As substâncias químicas, presentes nos narcóticos, agem no sistema de recompensas do cérebro, estimulando o uso constante e gerando o vício.

É importante esclarecer que não são apenas as drogas ilícitas (cocaína, crack e maconha, por exemplo) que podem causar dependência química. As drogas legais (álcool e medicamentos) também podem viciar.

Nos EUA, por exemplo, o vício de americanos em medicamentos analgésicos a base de opioides se tornou uma epidemia.

dependencia-quimica-tem-cura4

Quais os danos à saúde?

Os primeiros danos são os relacionados ao sistema nervoso, uma vez que essas substâncias alteram as conexões cerebrais (sinapses entre os neurônios). Além disso, o vício afeta a vida social do doente, fazendo com que suas relações profissionais e afetivas sejam danificadas.

Ademais, dependendo do que o paciente utiliza, existe um dano à saúde física. Doenças como o câncer em órgãos como pulmões, fígado e os rins são alguns exemplos disso. A dependência avançada ainda pode gerar desnutrição severa e desidratação.  

dependencia-quimica-tem-cura

Existe cura?

O tratamento para a dependência química pode variar muito de acordo com as condições físicas, emocionais e psicológicas do paciente. Em alguns casos, é comum e necessário que diversos profissionais acompanhem o dependente (psicólogos, psiquiatras e médicos de outras especialidades).

A dependência química é considerada uma doença crônica, como o Diabetes. Portanto, não se pode dizer que existe uma cura. O objetivo do tratamento é ajudar a pessoa a reconquistar autonomia para reaver seus laços sociais e a sua saúde, identificando gatilhos que favorecem o consumo de drogas.

É importante buscar orientações e tratamento para conseguir vencer a dependência química. 

Está procurando ajuda profissional?

Conheça os tratamentos oferecidos pela Clínica Ser e invista na sua saúde!