Blog

Problemas sexuais: como resolvê-los?

Falar sobre sexo nem sempre é tarefa fácil. Algumas pessoas associam a prática com “pecado” ou “promiscuidade”. Ainda existem aquelas que preferem ignorar esse aspecto da vida, sublimando-o. Mas, o que tudo isso tem a ver com os problemas sexuais de uma pessoa? A resposta é: tudo.

Muitas crenças psicológicas podem se manifestar por meio de aspectos físicos. É assim, por exemplo, com a pessoa que perde o apetite quando está nervosa e, com o passar do tempo, nota que está subnutrida.

A mesma lógica vale para o tratamento dos problemas sexuais. Quer entender mais sobre o tema? Então, leia este artigo até o final!

Problemas sexuais: como resolvê-los?

Problemas sexuais: identificando-os

A terapia sexual tem como objetivo trazer luz a uma questão que não está clara para o indivíduo. Ele pode estar sofrendo com um sintoma, como a falta de desejo, mas isso pode ser causado por inúmeras razões.

Mascarar o problema, usando estimulantes sexuais, por exemplo, traz um alívio momentâneo, mas não ajuda o paciente a entender o que está, de fato, prejudicando a sua vida sexual.

É verdade que um sintoma como a ejaculação precoce ou a falta de ereção podem ser amenizados com uso de medicamentos, mas não seria melhor entender as suas causas para ter uma solução definitiva?

Alguns problemas sexuais comuns:

Ejaculação precoce;

Falta de ereção;

Falta de desejo;

Incompatibilidade com o(a) parceiro(a);

Dificuldade de chegar ao orgasmo;

Dores durante o sexo.

Lidando com tabus e preconceitos

Sempre que falamos de preconceitos, é comum enxergarmos os outros como vítimas. No entanto, algumas pessoas criam conceitos muito fortes sobre si mesmas, e esses geram problemas sexuais.

O adulto que sempre disse para si que ele “era uma pessoa feia”, pode ter dificuldades em se despir diante do(a) parceiro(a), prejudicando a sua sexualidade.

A terapia sexual contribui para romper essas crenças, sejam elas impostas pelo ambiente externo ou incentivadas pelo próprio paciente.

Como vimos neste artigo, qualquer pessoa pode se beneficiar da terapia sexual. Se existe algo que o(a) incomoda com relação ao sexo, procure orientação. Falar sobre os problemas sexuais melhorará a sua vida e autoestima!

Problemas sexuais: como resolvê-los?

Está procurando ajuda profissional?

Conheça os tratamentos oferecidos pela Clínica Ser e invista na sua saúde!