Tratamentos

Psiquiatria

Vivemos todos os dias um turbilhão de sentimentos e sensações, muitas vezes contraditórios e confusos. A rotina agitada, as preocupações da vida adulta, brigas familiares e no trabalho, dificuldade de manter relacionamentos, medo da violência, são exemplos de situações que, em alguns casos, podem desencadear problemas de saúde — também conhecidos como desequilíbrios psíquicos e emocionais. Infelizmente, casos de doenças mentais e emocionais aumentaram de forma significativa por todo o mundo.

Como qualquer outra disfunção corporal, elas precisam ser diagnosticadas e tratadas corretamente. O médico especializado capaz de fazer isso é o psiquiatra. Existe um tabu e muitas pessoas ainda enxergam de forma preconceituosa as consultas psiquiátricas. Isso acontece, principalmente, porque as doenças psiquiátricas eram categorizadas como loucura antigamente.

É comum que a falta de conhecimento sobre o tema faça com que pessoas deixem de procurar ajuda e continuem sem o tratamento adequado. Por isso, é fundamental esclarecer determinadas questões sobre o assunto.

Psiquiatria - Clínica Ser

O que é um psiquiatra?

O psiquiatra é um profissional que estudou seis anos de medicina e fez três anos de residência médica para se especializar em psiquiatria. Por meio de um processo complexo e delicado de diagnóstico, o especialista consegue detectar e tratar problemas da mente.

Vale ressaltar novamente que transtorno mental não é o mesmo que loucura e não tem nada a ver com fraqueza pessoal. Algumas vezes, doenças psiquiátricas são crônicas, como o diabetes e hipertensão, e, assim como elas, precisam ter os sintomas controlados.  

Psiquiatria - Clínica Ser

Como são as consultas psiquiatras?

Devido aos rumores que rondam o assunto, é comum ficar com receio de se consultar com um psiquiatra. Entretanto, as consultas se assemelham muito com as de qualquer outra especialidade médica.

A maioria dos transtornos não é visível. Sendo assim, o psiquiatra vai analisar os sintomas que levaram o paciente até ali, verificar as alterações de pensamentos e sentimentos dele, com o objetivo de detectar o problema. Após o diagnóstico, os tratamentos podem ser feitos com medicação, com psicoterapia, com uma mistura das duas ferramentas, e até mesmo com outros profissionais envolvidos, como nutricionista e educador físico.

Quem pode se beneficiar com o tratamento psiquiátrico?

Identificar os sintomas de que a saúde mental não vai bem pode ser mais complicado do que, por exemplo, saber que precisa ir ao dentista. Entretanto, ambas as situações são extremamente relevantes para manter a qualidade de vida.

Depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, ansiedade, TOC, são algumas das doenças que são tratadas através de um tratamento psiquiátrico. O principal objetivo do profissional é aliviar as confusões e o sofrimento mental.

É importante estar atento a alterações de humor constantes, frequente dificuldade para dormir ou se alimentar, abuso de substâncias, seja o álcool, o cigarro ou outras drogas, pensamentos suicidas ou violentos e outros sofrimentos emocionais com prejuízo significativo em qualquer área da vida (pessoal ou profissional, por exemplo). Esses são indícios de que é o momento de procurar ajuda especializada e marcar uma consulta psiquiátrica.

Quer saber mais?

Comece a cuidar de si mesmo com o auxílio dos tratamentos oferecidos na Clínica Ser.