Não são os fatos em si, mas a maneira com que lidamos com eles que influencia nossa vida. Basicamente, essa é a premissa da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), uma abordagem focada em como pensamentos disfuncionais induzem reações físicas, emocionais e comportamentais.
A TCC difere de outras linhas de terapia por ser focada no problema do paciente e ter uma duração mais curta. Além disso, tem o intuito de que, ao final do tratamento, o paciente possa ser seu próprio terapeuta, munido de ferramentas para lidar com as situações que antes lhe afetavam. negativamente.
Modelo de trabalho
A Terapia Cognitivo-Comportamental é fruto de estudos e pesquisas do neurologista e psiquiatra norte-americano Aaron Beck, no início dos anos 60.

Baseado em pacientes depressivos, Beck concluiu que as pessoas com visões distorcidas, sobre o mundo e/ou elas mesmas, têm o emocional e o comportamento afetado.
Portanto, a TCC surge com o intuito de corrigir os chamados “pensamentos automáticos” geradores de sofrimento, onde as pessoas não têm controle, a fim de modificá-los para pensamentos mais saudáveis e eficazes.
A Terapia Cognitivo-Comportamental é eficaz no tratamento de:
Transtornos de ansiedade;
Conflitos familiares;
Transtorno Obsessivo
Compulsivo (TOC);
Depressão;
Abuso de substâncias químicas (dependência química);
Problemas de
relacionamento;
Fobias sociais;
Transtornos alimentares;
Fobias específicas;
Transtorno de humor.
Como funciona a Terapia Cognitivo-Comportamental?
As reações emocionais (raiva, medo, ansiedade, tristeza…), físicas (suor, aceleração cardíaca, respiração ofegante…) e de comportamento (tremer, ficar inquieto, violência…), são respostas desencadeadas por pensamentos automáticos que surgem por causa do evento.

Durante as sessões, o especialista irá ajudar o paciente a identificar os pensamentos que estão desencadeando reações desproporcional e sofrimento e, assim, avaliar se esse pensamento pode ser substituído por um mais saudável, funcional e lógico.
Porque investir na Terapia Cognitivo-Comportamental?
Cada ser humano é um universo a parte. Portanto, a forma de encarar as situações é subjetiva de cada um. Partindo dessa premissa, pessoas diferentes terão reações diferentes diante de situações semelhantes. O especialista em TCC auxiliará o paciente a buscar as crenças e valores que estão ocasionando pensamentos disfuncionais e, consequentemente, causando problemas em áreas específicas da vida. Juntos, paciente e terapeuta, construirão uma relação única e que funciona para a realidade da pessoa, visando encontrar alternativas e técnicas para melhorar a qualidade de vida do paciente.